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Depoimentos




Ana Valéria Santos

“Hoje, quando entramos na Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, é possível perceber que ali as crianças são felizes e amadas. Elas transmitem isso com seus olhinhos brilhando de alegria! Os adultos que interagem com as crianças, sentem-se importantes por fazer parte da infância destes pequenos. Graças as intervenções do Paralapracá, o recreio das crianças é excelente. Elas têm várias possibilidades para recrear como queiram, com fantasias, roda de leitura, campinho de futebol, brinquedos, balanços com pneus e subir nos pneus. Aliás, é o que elas mais gostam de fazer depois de usarem as fantasias e darem asas à sua imaginação… O nosso recreio é um dos momentos mais esperados na Creche.”

Ana Valéria Santos, Coordenadora Pedagógica da Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, em Camaçari (BA) - 17/10/2016

Cely Bastos

“O professor tem realmente que deixar que a criança aflore nele. Se ele se permite, consegue entender o brincar da criança, como ela aprende. É ela que vai dando a direção, o caminho. Eu me delicio com a construção deles, do que eles falam para mim, e, de repente, o que me chama atenção é que antes eu não tinha essa escuta, e hoje eu percebo que a escuta me dá muito mais sentido. Antes, a gente não tinha esse olhar tão sensível, e o Paralapracá trouxe isso, ele me deu fundamentação teórica.”

Cely Bastos, professora da Escola 19 de Setembro, em Olinda (PE) - 17/10/2016

Evelyn Queiróz

“A busca do coordenador pedagógico por seu papel de formador no ambiente escolar é tarefa árdua, em virtude das inúmeras demandas presentes no cotidiano da instituição, enfrentando o desafio de construir seu perfil profissional e definir seu espaço de atuação. Além disso, precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica.

Essa ação deve ser permeada por uma relação de parceria, baseada no diálogo e, acima de tudo, no respeito mútuo, que só se efetiva através da conquista e da confiança entre os atores escolares. Portanto, assumir esse papel de formador é um movimento de construção e constante estudo.

Eu só tenho a agradecer ao Paralapracá que foi, e continua sendo, essencial na efetivação desse processo, pois, além de fortalecer e valorizar a importância e o papel desse profissional no cotidiano escolar forneceu subsídios imensuráveis à nossa prática.

Evelyn Queiróz, coordenadora pedagógica do CMEI Libâneo, em Natal (RN) - 19/09/2016

Heraldina Simões

“O ato de brincar não é só lúdico. Ele é transformador de vidas, atitudes, pensamentos, valores e, principalmente, ensina a lidar com as mais diferentes dificuldades. Ensina,  também, as mais diferentes linguagens. O ato do brincar está aqui e agora quando escrevo estas linhas. Porque revela um ‘tantão’ do meu brincar, do meu modo de viver e conviver com as crianças. Viva!”

Heraldina Simões, gestora e professora formadora da Escola São Bento, Olinda (PE) - 16/09/2016

Vanessa Rocha de Santana

“Experiências de formação compartilhada já vem acontecendo com frequência e podemos salientar que cada oportunidade como essa fortalece e amplia as ações junto às crianças, em cada Instituição participante, ou seja, estamos em uma rede colaborativa buscando aprender com outras profissionais que atuam na Educação Infantil de Maracanaú para uma oferta educacional de qualidade às nossas crianças.”

Vanessa Rocha de Santana, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Paulo Freire, em Maracanaú (CE) - 4/8/2016

Juçara Freitas

“Hoje somos protagonistas, estamos sempre em busca de criar algo novo para as formações, estamos em busca de instigar os melhores diálogos, sempre observando o que há de melhor e mais prazeroso para as crianças. Me sinto muito feliz em fazer parte dessa ciranda!”

Juçara Freitas, coordenadora pedagógica da Escola Pró-Menor, em Olinda (PE) – 22/07/2016