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Depoimentos




Elisângela de Souza Silva

“Estou a conhecer a plataforma AVA Paralapracá, e esse capítulo do Módulo Assim se Brinca, que trata do direito de brincar, faz-me compreender o encantamento pela infância e pela Educação Infantil, como garantia desse direito”.

Elisângela de Souza Silva - coordenadora pedagógica do CMEI Maria Salete da Silva, Maceió (AL) - 26/06/2017

Cristina Diniz

“O programa Paralapracá me encantou, desde o seu nome, até o momento que eu realmente comecei a conhecê-lo, quando ingressei na Rede Municipal de Natal (RN). Desde então, o Paralpracá tem me encantado e eu tenho sempre buscado descobrir mais sobre este Programa, pela sua organização, estrutura, seriedade e pelas contribuições que ele vem dando ao município de Natal.”

Cristina Diniz - diretora do Departamento de Educação Infantil do município de Natal (RN) - 26/06/2017

Francisca Nepomucena

“Participar do Fórum de Gestão Municipal, no AVA Paralapracá, é uma forma de conhecer e se apropriar de elementos relevantes, que nos permitem compreender e contribuir de modo efetivo nos processos referentes ao planejamento, aquisição e manutenção de equipamentos e mobiliários para as instituições, e em específico, para as de Educação Infantil”.

Francisca Nepomucena – equipe técnica do município de Maracanaú (CE) - 26/06/2017

Solange Silvestre

“A equipe técnica da Rede Municipal de Educação de Maracanaú realizou a formação com as professoras que atuam na Educação Infantil. Aqui, valido o AVA Paralapracá com seus tesouros, que nos vem inspirando, quanto à qualificação das práticas com as crianças, na perspectiva do direito de brincar.

Parabéns à equipe AVA, que nos oferece um mundo de possibilidades, para que possamos deslocar o brincar dos documentos (onde o direito está garantido), para as práticas com as crianças.

Seguimos estudando, sempre!”

Solange Silvestre – gerente de Educação Infantil de Maracanaú (CE) - 26/06/2017

Regina Trajano

“No brincar, as crianças desenvolvem a percepção de espaço, tempo, lugar, e a resolução de problemas inerentes à brincadeira. Experimenta, investiga e explora. A escola precisa levar a criança a vivenciar algumas práticas sociais, para que com o passar do tempo não fique no esquecimento da humanidade. Para que aconteça o brincar, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências. O brincar precisa ser visto como um direito essencial ao desenvolvimento infantil.”

Regina Trajano – coordenadora pedagógica do EMEIEF Heitor Villa Lobos, Maracanaú (CE) - 31/05/2017

Jorailda Felinto

“A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas: toma decisões, escolhe o que quer fazer, interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra, em seus gestos, em um olhar, em uma palavra, como é capaz de compreender o mundo.”

Jorailda Felinto – coordenadora pedagógica do CMEI Fernanda Jalles, Natal (RN) - 31/05/2017