Depoimentos
Ana Patrícia Freitas
“A função do formador é se ver como um professor que aprende com seus pares. O formador vai com uma proposta, mas a proposta é aberta, é ampliada, enriquecida. E, dentro da própria formação, quando os outros contribuem, quando eles entram na roda, há um rever e uma retomada.”
Ana Patrícia Freitas - Coordenadora Pedagógica da Creche Mãe Outra, Olinda (PE) - 13/02/2017
Raquel Melo
“Em Olinda, a formação do Paralapracá nos leva à reflexão das nossas práticas e nos permite buscar novos conhecimentos, novas práticas educativas, que permeiam a organização dos espaços e ambientes, onde todos os envolvidos com a Educação Infantil desenvolvem uma prática voltada para a valorização da autonomia, do crescimento coletivo e para o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, a partir de reflexões e formações colaborativas.
E tudo isso permite a melhoria da qualidade da nossa Educação Infantil em nosso município e na nossa região, a partir da valorização da nossa cultura local, regional e do estado de Pernambuco. Assim, avante vamos lutando e estimulando as crianças a viverem e a terem acesso a aprendizagens, envolvidas com os materiais naturais, espaços organizados, a partir da escuta das crianças e das suas reais necessidades, brincando com prazer, cantando com a vida, lendo e escutando belas histórias e poesias, em belos ambientes organizados com suas participações e de seus familiares”.
Raquel Melo, Professora e Coordenadora Pedagógica da Creche Monte Alverne, Olinda (PE) - 13/02/2017
Ester Ferreira
“Que escola é a nossa?!!! É em nossas mãos que está o grande poder de mudanças, de nos empoderarmos desde cedo, garantindo uma escola integral e aprendizagens diversas, onde o que realmente importa é para onde cada criança quer ir.
Daqui para frente será nenhum direito a menos para nossos pequenos. O que herdamos do Paralapracá é o empoderamento do nosso papel e os caminhos a serem seguidos. […] Aí penso nas coordenações, passamos da apatia para o enfrentamento, da estagnação para a ação.
Ester Ferreira, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Monte Castelo, Olinda (PE) - 09/02/2016
Pricila Karianne Holanda Nascimento
“Os avanços foram suficientemente significativos para todos nós e demonstram o quão ricas foram s aprendizagens pelas crianças. O sorriso, o brilho no olhar de cada um de nós profissionais, ao realizarmos um projeto ou concluirmos uma atividade importante, não é menor que a satisfação de ver que estamos fazendo o bem, educando e contribuindo para e com a formação de cada uma dessas crianças.”
Pricila Karianne Holanda Nascimento, Coordenadora pedagógica do CMEI Maria Celoni Campos, Natal (RN)
José Marcelo Farias Lima
“O programa Paralapracá foi importante desde o primeiro momento, com a nossa ida a Reggio Emilia [em 2013, o Paralapracá promoveu um intercâmbio com gestores dos municípios parceiros à cidade italiana de Reggio Emilia, referência mundial em Educação Infantil pública]. Vimos de perto experiências e metodologias belíssimas voltadas para a Educação Infantil. Hoje, o Paralapracá tem sido muito importante para qualificar o segmento no município, sobretudo por meio das formações e do acompanhamento dessas formações (…) Nossa equipe se apropriou das ações do programa com suas metodologias e orientações, e estamos trabalhando no sentido de capacitar as escolas a partir dessas ações e de reforçar os aspectos do Paralapracá para toda a Rede.”
José Marcelo Farias Lima, Secretário de Educação de Maracanaú (CE) - 25/01/2017
Justina Iva
“O Paralapracá contribui tanto na parte de formação, que tem sido fantástica, quanto foi fundamental para a melhoria das condições dos CMEIs. Passamos a investir muito mais rapidamente nas condições físicas dos CMEIs em função da presença do Paralapracá em Natal. Para expandir o programa, que hoje está em 100% das unidades de educação infantil do município, precisamos nos organizar orçamentária e financeiramente por um lado, porque tivemos que deixar mais recursos para a aquisição do material, e passamos, por outro lado, a ter um olhar mais atento para a formação das coordenadoras pedagógicas — que nossa equipe técnica assumiu, dizendo ‘nós vamos dar conta’.”
Justina Iva, Secretária de Educação de Natal (RN) - 25/01/2017