Notícias
“[…] Adultos têm cem linguagens, e depois cem, cem, cem, mas roubaram-lhes noventa e nove. A escola e a formação lhes separam a cabeça do corpo, o sensível do inteligível, o lúdico do sério […]. Os versos de Mônica Samia, parafraseados do poema As Cem linguagens da criança, do professor Loris Malaguzzi (autor da abordagem…
Leia maisDurante o seminário Diálogos sobre qualidade na Educação Infantil: a experiência Paralapracá, realizado em Salvador em novembro do ano passado (2017), especialistas discutiram, em uma roda de conversa dedicada ao tema, os desafios para a garantia do direito à participação da criança. Direito reconhecido pela Convenção dos Direitos da Criança, aprovada na Organização das Nações…
Leia maisEm tempos em que o desafio é equilibrar brincadeiras com recursos diversos, em Maceió (AL), a experiência do brincar com brinquedos nada convencionais foi destaque durante a 8ªBienal do Livro de Alagoas. Dentro das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Coordenadoria-geral de Educação Infantil levou à Praça do Conhecimento brinquedos antigos que…
Leia maisSentir os cheiros, os sabores, tocar a terra, cuidar da água e brincar perto da natureza. Essas foram as temáticas que levaram professores de Natal (RN) e Maceió (AL), cidades que sediam duas redes parceiras do programa Paralapracá (2013 a 2017), a vencer o Prêmio Professores do Brasil 2017, do Ministério da Educação (MEC). Para…
Leia maisMetodologia inovadora do Paralapracá faz um resgate do brincar e muda a Educação Infantil no Nordeste “Brincar é o último reduto de espontaneidade que a humanidade tem”. A frase da educadora e musicóloga brasileira Lydia Hortélio reforça a metodologia do programa Paralapracá, que foi simbolicamente transferida do Instituto C&A para os municípios que participaram do…
Leia maisPara o Paralapracá, a formação se constitui em uma prática social de caráter histórico e cultural que vai além da prática docente, abrangendo aspectos da proposta pedagógica da escola, das relações desta com a comunidade e a sociedade, bem como a subjetividade do educador e seu vínculo com a profissão. Assim, para fortalecer e apoiar…
Leia mais-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais