Notícias
Provocar coordenadoras pedagógicas e profissionais que atuam como formadores nas instituições de Educação Infantil a pensar e planejar as práticas pedagógicas, levando em consideração princípios caros ao Paralapracá, como a autonomia e a valorização das crianças. Com esse objetivo, foi realizado o módulo formativo Assim se Organiza o Ambiente, entre os meses de agosto e novembro…
Leia maisUm passeio gastronômico pela cidade, a contação de histórias africanas para crianças, uma mostra de como as pessoas utilizavam antigamente alguns objetos no dia a dia. Essas são apenas algumas das experiências que as redes municipais de educação, parcerias do programa Paralapracá, vêm compartilhando, por meio de registros pedagógicos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)….
Leia maisAs contribuições do Paralapracá para consolidação das políticas públicas na Educação Infantil de Maceió (AL), foi o tema da apresentação que Geisa Andrade, assessora do Programa no município, fez para a Rede Municipal Privada de Ensino, no último dia 10 (novembro). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Conselho…
Leia maisUm fogão enferrujado, uma geladeira velha, árvores, livros, espaços vazios. Misture tudo e pense no resultado. Conseguiu imaginar? Os ingredientes fazem parte da receita usada pela gestão pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa. Antônia Fernanda Jalles, em Natal (RN), para compor novos espaços de aprendizagem, como um jardim sensorial e uma praça…
Leia maisDialogar sobre como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se articula com a proposta curricular dos municípios, e como isso chega às instituições de Educação Infantil, foi o direcionamento das conversas promovidas pelo Paralapracá com as equipes técnicas das secretarias de educação parceiras do Programa. Entre setembro e outubro deste ano, aconteceu uma série de…
Leia maisPassado o período das eleições, agora as equipes de gestão dos municípios se preparam para passar o bastão. E é comum, na hora de fazer essa transição, que surjam algumas inquietações. Como fazer para não perder tanto tempo conhecendo o que já foi feito? Como sinalizar alguns caminhos para quem chega? Pensando nessa transição republicana,…
Leia mais-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais