Notícias
Fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) irá nortear a construção e efetivação do currículo no que se refere aos objetivos de aprendizagem para cada faixa etária. Desde que foi divulgada a primeira versão, em 2015, a…
Leia maisAmpliar o repertório cultural para aprofundar a compreensão sobre o processo criativo, com vistas ao planejamento de práticas coerentes relacionadas à linguagem das Artes Visuais junto às crianças é um desafio que profissionais da Educação Infantil têm abraçado e superado, com iniciativas que ultrapassam os muros das instituições. Em Natal (RN), por exemplo, de acordo…
Leia maisPara dialogar sobre possibilidades e desafios da Educação Infantil e conhecer a experiência do programa Paralapracá, gestores públicos do Centro-oeste e Sudeste participam de hoje (15 de setembro) até o dia 21 de uma série de diálogos sobre o tema, com base na experiência do Paralapracá, que é uma tecnologia educacional voltada para o atendimento…
Leia maisA habilidade para o diálogo tem sido uma demanda cada vez maior na atualidade. Nas Redes Municipais de Educação parceiras do programa Paralapracá, a interlocução entre membros de uma mesma equipe ou de diferentes setores, dentro das secretarias, tem sido estratégica para a promoção de uma gestão da Educação Infantil mais fortalecida e uma equipe…
Leia maisA criança compreende, desde cedo, que existem muitas coisas para conhecer no mundo, e as instituições de educação infantil são locais privilegiados para estimular a curiosidade por meio do acesso a experiências e saberes. Partindo deste pressuposto, no início do mês de agosto, o programa Paralapracá lançou a formação no eixo Assim se explora o…
Leia maisEm apenas um ano de efetivo funcionamento, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, em Maceió (AL), tem se destacado tanto na prática pedagógica, quanto na tematização dessas experiências – que têm como princípio garantir um cotidiano lúdico. Para se ter uma ideia da efervescência criativa na instituição, durante…
Leia mais-
As crianças entram no universo letrado pela…
Leia mais“A leitura do mundo precede a leitura…
Leia mais07/01/2014
Qual o perfil do educador infantil?Em vídeo entrevista, a professora Maria Malta,…
Leia mais -
Com o título “Projeto fortalece os docentes…
Leia mais